Este site usa cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.

Truques para montar uma mala menor e fazer suas roupas chegarem menos
amassadas ao destino final.
Junho 25/06/2007

Por Marília Mello Fotos Frederico Busch

1ª Camada: sapatos e meias

As meias vão dentro dos sapatos, que devem estar devidamente ensacados no fundo da mala. Você economiza espaço e evita amassar os bicos. Se seu sapato tiver um chulé daqueles, coloque as meias dentro de saquinhos plásticos, ou mande um spray de Lisoforme para acabar com o chulé incrustado. Gravatas podem ser acomodadas nos calcanhares dos sapatos (embaladas em saquinhos, claro) ou
dobradas apenas uma vez e colocadas na diagonal dentro da mala.

2ª Camada: peças casuais

Peças casuais como camisetas e pijamas vão no meio.
O melhor é enrolá-las como um rocambole. Nas laterais, coloque objetos menores como peças íntimas e cintos. Para não marcar, dobre as calças em dois e encaixe uma nas outras em U. Intercale as dobras com camisetas e bermudas, isso evitas as marcas.

3ª Camada: camisas e ternos

As camisas vão dobradas e com as golas alternadas para amassar menos. Elas vão empilhadas na parte de cima da mala junto com os ternos. Dica de ouro para os mais asseados: empilhe até quatro juntas em saquinhos com fecho de pressão. Elas vão chegar novinhas, é só desdobrar e pendurar um pouco antes de usar. Para ternos, as capas ainda são a melhor opção para não amassar, mas sair com aquele cabidão pendurado ninguém merece. Na mala, o trabalho é um pouco maior, mas compensa. Coloque o paletó virado para baixo na cama. Dobre a parte da frente até a costura das costas, invertendo os ombros para dentro nas duas metades do paletó. As mangas devem estar retas e inteiramente estendidas. Dobre o primeiro terço do paletó, de cima para baixo. Dobre mais uma vez e alise com as mãos para que o tecido não fique marcado, eliminando os vincos. Depois de dobrado, coloque o paletó dentro de um saco plástico. Ao chegar
ao destino, deixe-o pendurado por uma noite.
Dicas

• Tecidos com tratamento especial: se você viaja muito, invista em calças e camisas de tecidos wrinkle-free que quase não amassam e suportam melhor a viagem. As roupas com tratamento antibacteriano não pegam cheiro tão rápido.

• Essa é manjada, mas não custa lembrar: o vapor do chuveiro ajuda a desamassar as roupas. Pendure as peças em cabides. Se não não ficar 100%, só te resta desembolsar uma grana com a lavanderia do hotel ou encarar o ferro.

• Já que com as novas regras a nécessaire deve andar na mala despachada, evite acidentes e embale coisas quebráveis em plástico polibolha. Você já reparou na delicadeza dos sujeitos das esteiras?

• Leve sempre uma cueca e uma camisa limpas na mala de mão. Seja precavido em caso da sua bagagem extraviar
Normas de bagagem das companhias aéreas:

LATAM:
Vôo Nacional: Bagagem: 01 volume de 23 quilos.
Vôo Internacional: Bagagem 2 volumes com 32 kg. As dimensões permitidas são 158 cm x 62 cm. Todos s vôos internos na Europa o peso permitido é de 1 volume de 20 kg por passageiro. Bagagem de mão: máximo de 5 kg. As somas das dimensões (altura, profundidade e largura) não podem ultrapassar 115 cm.

GOL / VARIG:
Vôo Nacional: Bagagem: 01 volume de 23 quilos.
Vôo Internacional: Bagagem: 2 volumes com 23 kg. As dimensões permitidas são 158 cm x 62 cm.
Bagagem de mão: máximo de 5 kg. As somas das dimensões (altura, profundidade e largura) não podem ultrapassar 115 cm.
United / Delta / American Airlines: Vôo Internacional: Bagagem: 2 volumes de 23 kg. As dimensões permitidas são 158 cm x 62. Todos os vôos internos nos EUA e de/para Canadá, San Juan, Porto Rico e St. Thomas (Ilhas Virgens US): o tamanho máximo da bagagem despachada é de 157cm( largura, comprimento e altura). O peso máximo de cada bagagem é uma mala de 23kg. Bagagem de mão: um volume de 5 kg com as somas das dimensões (altura, profundidade e largura) até 115 cm.

TAP:
Vôo Internacional: Bagagem: 2 volumes com a soma das dimensões (altura, profundidade e largura) até 273 cm para as duas. O peso máximo é 100 kg. As malas devem ter altura menor que 75 cm e largura menor que 90 cm. Todos os vôos internos na Europa o volume de peso permitido é de 1 volume de 20 kg
por passageiro.
Bagagem de mão: um volume de 5 kg com as somas das dimensões (altura, profundidade e largura) até 115 cm.
Air France / Iberia / KLM / British Airways / Lufthansa:
Vôo Internacional:
Bagagem: 2 volumes com 32 kg. As dimensões permitidas são 158 cm x 62 cm. Todos os vôos internos na Europa o volume de peso permitido é de 20 kg por passageiro.
Bagagem de mão: um volume de 10 kg com as somas das dimensões (altura, profundidade e largura) até 115 cm
O QUE PODE E O QUE NÃO PODE LEVAR

Desde Abril de 2007, passou a vigorar um novo regulamento da Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC) que limita o transporte das substâncias líquidas e produtos como
gel, pasta, creme, aerossol e similares na bagagem de mão de passageiros de vôos
internacionais. As restrições são extensivas para as etapas domésticas dos vôos
internacionais.

Todos os líquidos como antiséptico bucal, gél para cabelo ou barba, fixador, desodorante aerossol ou não, precisam ser levados na bagagem de mão, em recipientes pequenos (que não passe de 100ml ainda que parcialmente preenchidos), eles têm que estar dentro de um saco plástico transparente e bem fechado (tipo saquinho para congelados), com capacidade máxima para um litro. É importante lembrar que cada passageiro pode levar apenas um saquinho. Quando você for passar pela vistoria da segurança, vai ter que passar a sacola plástica pelo Raio X. . Se você quiser cortar unha na viagem trate de despachar. Qualquer objeto metálico ou pontiagudo, tais como: tesouras, tesourinhas, mesmo que pequenas, alicates, cortadores de unha, abridores de envelope e pinças não podem ser transportados na bagagem de mão. Fonte:(www.tsa.gov) e site: http://portal.varig.com.br